Implantação da educação inclusiva na rede municipal de ensino de Catalão-GO e o trabalho do professor de apoio à inclusão: políticas, práticas e desafios

ARIOZA, Carolina dos Santos; TARTUCI, Dulcéria;

Resumo:

Este artigo tem como objetivo apresentar a compressão de como se deu o processo de implantação da Educação Especial numa perspectiva inclusiva nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Catalão e como se organizou o trabalho do professor de apoio à inclusão nesse contexto. Primeiramente, é levantado o histórico da inclusão escolar na rede municipal. Depois, discute-se a organização do trabalho do professor de apoio nesse processo. Para o desenvolvimento da pesquisa foram utilizadas análise de documentos, entrevistas e aplicação de questionários aos professores de apoio visando compreender o processo de implantação e, também, a realidade atual da inclusão no município. O estudo foi embasado em documentos legais sobre a educação especial, como a Declaração de Salamanca, e em estudos bibliográficos. Apesar da implantação da inclusão na rede municipal de Catalão ser bastante recente, é importante lembrar que a inclusão tem início bem antes do município assinar qualquer termo de adesão, visto que, os alunos público-alvo da Educação Especial possuem, por lei, o direito ao acesso à escolarização. Entretanto, nota-se que a realidade ainda se apresenta distante de efetivar com sucesso as políticas inclusivas existentes.

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This article aims to understand how was the Special Education deployment process in an inclusive approach in the schools of the Municipal Network of Catalan Teaching and how they organized the work of the teacher to support the inclusion in this context. First up is the history of school inclusion in public schools. Then we discuss the issue of teacher support network work. For the development of the survey were used to analysis of documents, interviews and questionnaires to support teachers in order to understand not only the deployment process but also the current reality of inclusion in the municipality. The study was based on legal documents on special education, such as the Salamanca Statement and bibliographic study. Despite the implementation of inclusion in municipal Catalan be fairly recent, it is important to remember that inclusion begins well before the city sign any term of membership, as the Special Education target public students have, by law, the right of access to schooling. However the reality still has far to effect the existing inclusive policies successfully.

Palavras-chave: Inclusive education, Public policy, Teacher support inclusion,

DOI: 10.5151/9788580391664-14

Como citar:

ARIOZA, Carolina dos Santos; TARTUCI, Dulcéria; "Implantação da educação inclusiva na rede municipal de ensino de Catalão-GO e o trabalho do professor de apoio à inclusão: políticas, práticas e desafios", p. 243 -264. In: Estudos Interdisciplinares em Humanidades e Letras. São Paulo: Blucher, 2016.
ISBN: 9788580391664, DOI 10.5151/9788580391664-14