História do livro escolar - Goiaz: coração do Brasil

OLIVEIRA, Ingrid Janini Ramos; PERES, Selma Martines;

Resumo:

O presente trabalho contempla os resultados do projeto de pesquisa PIBIC, que tem como objetivo a análise do livro didático Goiaz: coração do Brasil, de Ofélia Sócrates Nascimento Monteiro, publicado em 1934, obra que constitui a primeira publicação sobre a história de Goiás em material didático para uso nas escolas primárias no estado. Este estudo fundamenta-se na perspectiva metodológica de análise documental e estudo bibliográfico, que oportuniza uma compreensão maior quanto à adoção do livro didático e a realidade das escolas naquele período, considerando-se o contexto, o momento histórico e o governo em exercício. Neste texto são apresentados alguns estudos sobre a históriado livro e do livro didático, além de dados da autora Ofélia Sócrates, bem como uma breve introdução para se chegar ao foco principal, que é o estudo do livro em si. Neste livro percebemos o caráter de patriotismo e modelos de bom aluno/filho e professor alicerçados nos valores da época, pois os bons cidadãos contribuiriam para o avanço do estado. Por fim, observamos que a organização do livro apresenta de forma cronológica a transição que ocorrera em Goiás no período do Brasil Colônia, Império e República até 1930.

0:

This paper presents results of PIBIC research project which aims to analyze the textbook “Goiaz Heart of Brazil”, the Ofélia Socrates Nascimento Monteiro author, published in 1934. This work was the first publication on the history of Goiás as educational materials for use in primary schools in the state. This study is based on the methodological perspective of document analysis and bibliographical study, which provides an opportunity greater understanding on the adoption of the textbook and the reality of schools that period, taking into account the context, historical moment that was lived in, the incumbent government. In this paper we present some studies about the history of the book and textbook, the Ophelia Socrates author data, and a brief introduction to reach the main focus is the study of the book “Goiaz Heart of Brazil”. Book in which we perceive the character of patriotism, models good student / child and teacher, based on the values of time, for being good citizens, contribute to the state of advancement. Finally, we observed that the organization of the book presents chronologically the transition that occurred in Goiás, and, Colony, Empire, Republic until 1930.

Palavras-chave: textbook, Goiaz, the heart of Brazil, history of the book,

DOI: 10.5151/9788580391664-05

Como citar:

OLIVEIRA, Ingrid Janini Ramos; PERES, Selma Martines; "História do livro escolar - Goiaz: coração do Brasil", p. 89 -104. In: Estudos Interdisciplinares em Humanidades e Letras. São Paulo: Blucher, 2016.
ISBN: 9788580391664, DOI 10.5151/9788580391664-05