EXPERIÊNCIAS DE LEITURA DE CRIANÇAS NO CONTEXTO ESCOLAR: O TEMPO COMO ELEMENTO PROMOTOR

Larovere, Andrea Del; Peres, Selma Martines;

Resumo:

Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de mestrado finalizada no primeiro semestre de 2014, no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFG/RC em que se buscou conhecer as experiências de leitura vividas por quatro alunos, estudantes do quinto ano do ensino fundamental de uma escola municipal da cidade de Catalão – GO, constituídas nos contextos escolar e extraescolar. Trata-se de uma pesquisa do tipo etnográfica, em que foram realizadas entrevistas e observações para constituir a coleta de dados. O embasamento teórico aporta-se nos conceitos de experiência em Larrosa (1996; 2002; 2003; 2004) e de leitura em Yunes (2003), Soares (1999), Paulino (2001), entre outros, que auxiliam na compreensão das experiências de leitura. Os resultados da pesquisa sinalizam que a experiência de leitura encontra possibilidades para constituir-se, a partir de alguns elementos promotores, dentre eles o tempo. Nesse sentido, o recorte apresentado neste texto traz a questão do tempo, que se evidenciou como um dos fatores determinantes da constituição da experiência de leitura de crianças do quinto ano do ensino fundamental.

Capítulos - PARTE II - Educação:

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DOI: 10.5151/9788580391114-V2_Cap5

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Como citar:

LAROVERE, Andrea Del; PERES, Selma Martines; "EXPERIÊNCIAS DE LEITURA DE CRIANÇAS NO CONTEXTO ESCOLAR: O TEMPO COMO ELEMENTO PROMOTOR", p. 79 -90. In: Coletânea Interdisciplinar em Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - vol. 2. São Paulo: Blucher, 2015.
ISBN: 978-85-8039-111-4, DOI 10.5151/9788580391114-V2_Cap5