Etnobotânica de Kielmeyera coriacea Mart e Zucc

GOMIDES, Núbia Alves Mariano Teixeira Pires; CAIXETA NETA, Antônia; SEVERINO, Richele Priscila; SEVERINO, Vanessa Gisele Pasqualotto; GUARIM NETO, Germano;

Resumo:

Neste estudo, foi realizado o levantamento etnobotânico da espécie medicinal Kielmeyera coriacea Mart e Zucc por meio de entrevistas com moradores do município de Goiandira-GO. A técnica de seleção dos entrevistados foi a bola de neve. A espécie vegetal também foi investigada quimicamente através das técnicas de Prospecção Preliminar e Cromatografia em Camada Delgada para detecção de classes de produtos naturais presentes. Ressalta-se a importância do estudo para resgatar e registrar os saberes botânicos da comunidade de Goiandira, bem como subsidiar futuros estudos de prospecção de plantas bioativas. Em termos de citações para uso medicinal, as categorias que mais se destacaram, com os maiores valores do Índice de Diversidade de Uso, foram leucemia, anemia e gastrite. A infusão, chá, extração da entrecasca com leite, bem como sua mastigação são as formas mais utilizadas da planta. Várias indicações populares corroboraram com estudos que avaliam a atividade biológica de K. coriacea, sendo, portanto, importante a continuidade dos estudos para que todas as categorias indicadas sejam avaliadas biologicamente. Desse modo, K. coriacea é uma espécie promissora para a prospecção químico-biológica.

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9788580391619-11

Como citar:

GOMIDES, Núbia Alves Mariano Teixeira Pires; CAIXETA NETA, Antônia; SEVERINO, Richele Priscila; SEVERINO, Vanessa Gisele Pasqualotto; GUARIM NETO, Germano; "Etnobotânica de Kielmeyera coriacea Mart e Zucc", p. 177 -198. In: Estudos Interdisciplinares em Ciências Biológicas, Saúde, Engenharias e Gestão. São Paulo: Blucher, 2016.
ISBN: 9788580391619, DOI 10.5151/9788580391619-11