Estudos sobre a Colaboração e a Interação em Diferentes Contextos de Ensino e Aprendizagem de Línguas no Ambiente Digital

JESUS, Dánie Marcelo de; FIGUEIREDO, Francisco José Quaresma de; RIBEIRO, Andrea da Silva Marques;

Resumo:

Nos últimos anos, o crescente aumento das relações sociais no ambiente digital gerou espaços de aprendizagem que atraíram pesquisadores interessados na potencialidade da interação e do processo de colaboração em contexto de aprendizagem virtual (BEDRAN; SALOMÃO, 2013; DILLENBOURG, 1999; JESUS, 2014; JESUS; MACIEL, 2015; LEFFA, 2003; MARTINO, 2015; TELLES, 2009). Isso se deu em decorrência da pressão social advinda principalmente da realidade global e das tecnologias digitais de informações (TDICs).As instituições educacionais, por sua vez, começaram a valorizar as TDICs tanto na educação básica quanto em cursos de formação continuada ou pré-serviço de professores. O ambiente acadêmico tem inserido múltiplos recursos digitais, tais como os blogs (GONÇALVES, 2009; FIGUEIREDO; GONÇALVES, 2015), os chats e os fóruns de discussão (JESUS, 2007; RIBEIRO, 2010; SOUZA, 2002) e projetos telecolaborativos (SOUZA, 2003; VASALLO; TELLES, 2006, 2009), que têm como desafio renovar práticas escolares que tornem o processo de ensino mediado pelo computador mais colaborativo e eficiente. 

0:

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/9788580391824-11

Como citar:

JESUS, Dánie Marcelo de; FIGUEIREDO, Francisco José Quaresma de; RIBEIRO, Andrea da Silva Marques; "Estudos sobre a Colaboração e a Interação em Diferentes Contextos de Ensino e Aprendizagem de Línguas no Ambiente Digital", p. 227 -250. In: Rumos da linguística brasileira no século XXI. São Paulo: Blucher, 2016.
ISBN: 9788580391824, DOI 10.5151/9788580391824-11