Estudos Envolvendo Modificação Estrutural do Ácido 5-Aminossalicílico (5-ASA) para Síntese e Caracterização de Compostos de Coordenação para Avaliar a Atividade Biológica Associada a Doenças Cólicas

LIMA, Francielle Campos; ROMUALDO, Lincoln Lucílio;

Resumo:

Este estudo propõe a modificação estrutural do fármaco Mesalazina® (ácido 5-aminossalicílico) com ligante etilenodiamina e posterior coordenação com metal. O trabalho tem como objetivo a obtenção de um composto de coordenação que possua uma ação farmacológica superior à do princípio ativo livre frente a doenças inflamatórias intestinais, bem como possuir uma ação antibacteriana contra linhagens de cepas resistentes. A metodologia do trabalho consiste na reação de modificação estrutural do fármaco, em que, por meio de uma reação de diazotação e posterior reação com o ligante etilenodiamina, obtém-se o primeiro intermediário. Em um segundo momento, reagiu o produto obtido com o sal do metal em meio etanólico e sob agitação vigorosa durante três horas, obtendo-se o produto sólido de interesse. Com base nas diferenças dos resultados encontrados para as caracterizações, ponto de fusão e espectroscopia de absorção na região do infravermelho, dos produtos e precursor, é possível comprovar a mudança da matéria. No entanto, com base nos resultados obtidos a partir da caracterização em difração de raios X, conclui-se que o objetivo proposto não foi alcançado como previsto, uma vez que o composto diferente do proposto foi sintetizado, entretanto, com grande possibilidade de aplicação, uma vez que este possui características de nanomaterial.

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9788580391633-05

Como citar:

LIMA, Francielle Campos; ROMUALDO, Lincoln Lucílio; "Estudos Envolvendo Modificação Estrutural do Ácido 5-Aminossalicílico (5-ASA) para Síntese e Caracterização de Compostos de Coordenação para Avaliar a Atividade Biológica Associada a Doenças Cólicas", p. 71 -86. In: Estudos Interdisciplinares em Ciências Exatas e da Terra. São Paulo: Blucher, 2016.
ISBN: 9788580391633, DOI 10.5151/9788580391633-05