Ensino interdisciplinar: quando a língua encontra os céus, literatura!
WOLKOFF, Gisele Giandoni;
Resumo:
Todos nós, educadores brasileiros, temos (in)consciência de alguns pequenos dramas relativos ao ensino da língua inglesa nos ensinos fundamental e médio, nomeadamente: (i) o precário conhecimento de língua inglesa dos formadores/mediadores envolvidos neste processo – afinal, não há qualquer unificação de procedimentos de testagem de conhecimentos linguísticos em termos de graus de suficiência e proficiência nacionalmente, minimamente aceitos e em vigor constitucional; (ii) o descompassado ritmo alucinante das jornadas de trabalho em que vivem estes mesmos educadores, com jornadas duplas ou triplas, que os incapacita ao aprimoramento e mesmo à melhor organização de seus trabalhos docentes; (iii) o uso inapropriado dos diversos livros didáticos e materiais disponíveis, sobretudo, pela falta de troca de experiências dos docentes, pela ausência de participações em jornadas que incentivem reflexões em torno do papel docente; (iv) a precária condição cognitiva em torno de aspectos culturais e globais que possam dialogar vivamente com o ensino da língua inglesa, para além do texto escolar; provavelmente, o mais devastador de todo o caos; (v) a desmotivação docente, paralisante, pelas mais variadas questões sociais e não só.
0:
Palavras-chave: ,
DOI: 10.5151/9788580391909-09
Como citar:
WOLKOFF, Gisele Giandoni;
"Ensino interdisciplinar: quando a língua encontra os céus, literatura!",
p. 127 -138.
In:
Linguagem e Ensino do Texto: Teoria e Prática.
São Paulo: Blucher, 2016.
ISBN: 9788580391909,
DOI 10.5151/9788580391909-09