Educomunicação e o ensino de História

PACHECO, Larissa Cristina; SANTOS, Regma Maria dos;

Resumo:

A educomunicação é um campo de relação entre saberes. É um espaço de questionamento, de busca e construção de conhecimentos; um campo de ação política, lugar de encontro e debate das diferenças e semelhanças, de aproximações e distanciamento, um campo de prática e de discussão. Junto a isso temos o historiador, com sua importante tarefa enquanto formador de opinião e enquanto sujeito histórico, dentro e fora das salas de aula, com o papel social de formar cidadãos conscientes, de despertar ou aguçar a crítica e de dar condições para a reflexão. Nesse sentido, percebemos a importância de aliar comunicação e educação, dois campos aparentemente distintos, mas aliados à medida que as técnicas educacionais entre pedagogia e didática e uso das tecnologias em sala faz dos meios de comunicação realidades didáticas. O professor precisa se aproximar dos meios de comunicação e se familiarizar com eles, aproveitando suas potencialidades, controlando sua eficiência e uso para criar novos saberes. Essa é a proposta deste trabalho, que, sob a perspectiva da cultura histórica, acredita que a narrativa histórica não é mais exclusividade dos historiadores, de forma que a transmissão e a recepção do conhecimento pode ser pensada como uma história sem historiadores. Neste contexto, percebemos que o poder da cultura não está mais na escola, mas em todos os espaços, inclusive nos meios de comunicação. Assim, este trabalho propõe a reflexão sobre as práticas educomunicativas no ensino de História em escolas de Catalão – GO e suas contribuições para a formação da cidadania. 

0:

The Educommunication is a relationship field of knowledge. It is a search space of questioning of knowledge and knowledge construction. A field of action policy, meeting place and discussion of the differences and similarities of approaches and distancing, a practice and discussion field. Next to this we have the historian with the important task as opinion leader and as a historical subject, inside and outside the classroom with the social role of educating citizens aware of awakening and or sharpen criticism and give conditions for reflection. In this sense, we realize the importance of combining Communication and Education, two seemingly different fields, but allies as the educational techniques of pedagogy and didactics and use of technology in the classroom is the teaching of media realities. The teacher must approach the media and become familiar with them enjoying their potential by controlling its efficiency and use to create new knowledge. This is the purpose of this study, which from the perspective of Historical Culture, believes that the historical narrative is no longer exclusive to historians, the transmission and reception of knowledge can be thought of as a story without historians. In this context, we realize that the power of culture is no longer at school, it is in all areas, including in the media. Thus, this work proposes a reflection on the educommunication practices in teaching history in Catalan schools/GO and their contributions to the formation of citizenship.

Palavras-chave: educommunication, teaching, history,

DOI: 10.5151/9788580391664-02

Como citar:

PACHECO, Larissa Cristina; SANTOS, Regma Maria dos; "Educomunicação e o ensino de História", p. 39 -58. In: Estudos Interdisciplinares em Humanidades e Letras. São Paulo: Blucher, 2016.
ISBN: 9788580391664, DOI 10.5151/9788580391664-02