Desenvolvimento de Sensores Ativos para Identificação de Gases Poluentes do Ar Atmosférico na Cidade de Catalão-GO

SOUSA, Nara Line da Silva; LIMA, Francielle Campos; SANTOS, Rafaela Souza; SERAFIM, Mariana de Fátima; MATOS, Stephane Cristina Naves de; BUENO, Ivana Cristina Goulart; ANDRADE, Leonardo Santos; ROMUALDO, Lincoln Lucílio;

Resumo:

A poluição é um grande problema ambiental que preocupa autoridades há algum tempo. As principais fontes de poluentes na atmosfera são a queima de combustíveis, emissões industriais, agricultura etc. Diante disso, vê-se necessário o monitoramento do ar na cidade de Catalão-GO, com o objetivo de avaliar a presença de poluentes gasosos, como dióxido de enxofre (SO2) e amônia (NH3), partindo de uma metodologia de amostragem alternativa. A presença de SO2 no ar é evidenciada pela mudança de cor da matriz em virtude de um processo de oxirredução. A presença de NH3 é identificada utilizando-se o princípio de troca de um ligante lábil (aquo) em compostos de coordenação, fazendo com que a matriz contendo o complexo mude de coloração. Para análise das matrizes contendo SO2, utilizou-se a técnica de espectrometria de fluorescência de raios X por energia dispersiva, obtendo a composição elementar das amostras, enquanto que, para NH3, utilizou-se a técnica de espectroscopia na região do ultravioleta visível, pelo deslocamento batocrômico das bandas de absorção do complexo. A obtenção do sensor alternativo para compostos de enxofre foi alcançada. Em relação ao sensor de gás amônia, ao contrário, nada pode ser afirmado, pois não ocorreu a identificação do gás nas matrizes amostradas.

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9788580391633-02

Como citar:

SOUSA, Nara Line da Silva; LIMA, Francielle Campos; SANTOS, Rafaela Souza; SERAFIM, Mariana de Fátima; MATOS, Stephane Cristina Naves de; BUENO, Ivana Cristina Goulart; ANDRADE, Leonardo Santos; ROMUALDO, Lincoln Lucílio; "Desenvolvimento de Sensores Ativos para Identificação de Gases Poluentes do Ar Atmosférico na Cidade de Catalão-GO", p. 29 -42. In: Estudos Interdisciplinares em Ciências Exatas e da Terra. São Paulo: Blucher, 2016.
ISBN: 9788580391633, DOI 10.5151/9788580391633-02