Conclusão

FONSECA, Letícia Pedruzzi;

Resumo:

Levantar, de forma panorâmica, a produção de revistas ilustradas oitocentistas, entender o papel dessas publicações na sociedade brasileira e compreender a disponibilidadee o uso da tecnologia gráfica permitiram inúmeras descobertas e o entendimento das mudanças gráficas implantadas no final do século xix por Julião Machado. Espera-se que as análises e ponderações aqui apresentadas possam contribuir, de forma abrangente, para que outras pesquisas sejam desenvolvidas acerca da produção das revistas ilustradas brasileiras.A trajetória de Julião Machado foi explanada em sua breve, misteriosa e difícil biografia e, principalmente, na produção das revistas A Cigarra e A Bruxa. Nesses textos, buscou-se apresentar o talento do grande artista gráfico e as minúcias de seus projetos. Ao implantar um novo modelo de projeto gráfico, de construção de imagens e de impressão das revistas citadas, Julião entrou para a história da imprensa brasileira, sendo recorrentemente citado por diversos autores, como Herman Lima e Orlando da Costa Ferreira. Contudo, ainda não havia sido realizada uma análise aprofundada de seu trabalho.

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Palavras-chave:

DOI: 10.5151/9788580391978-06

Como citar:

FONSECA, Letícia Pedruzzi; "Conclusão", p. 278 -279. In: Uma revolução gráfica: Julião Machado e as revistas ilustradas no Brasil, 1895-1898. São Paulo: Blucher, 2016.
ISBN: 9788580391978, DOI 10.5151/9788580391978-06