COMUNICAÇÃO UM ATO PEDAGÓGICO, EDUCAÇÃO UM ATO COMUNICATIVO: A EDUCOMUNICAÇÃO NO ENSINO DE HISTÓRIA

Pacheco, Larissa Cristina;

Resumo:

Diante de um contexto de transformações políticas, sociais e pedagógicas, que sofremos nas últimas décadas, os professores começam a desenvolver experiências em sala tendo como recursos didáticos jornais, televisão, cinema e outros, buscando ampliar as possibilidades de práticas pedagógicas inovadoras no ensino de História, abrindo espaço para as mídias. Com isto, provoca-se uma ruptura do modelo de aula reprodutivo, deixando o aprendizado mais estimulante e despertando habilidades dos alunos através de um universo interativo, marcado com intercâmbios de ideias, linguagens e circulação de novos conhecimentos. Graças a maior aproximação entre forma de ensino e sociedade em movimento, a união entre comunicação e educação possibilitou o surgimento de um novo campo de intervenção social; a figura do educomunicador. Este profissional atua com os educadores e reconhece que o professor não é o único que acumula conhecimento, mas que este é construído em conjunto na sala de aula, respeitando a diversidade de representações. Desta forma, este trabalho propõe a reflexão sobre as práticas educomunicativas no ensino de história em escolas de Catalão/GO e suas contribuições para a formação da cidadania.

Capítulos - PARTE I - História e Ciências Sociais:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9788580391114-V2_Cap3

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Como citar:

PACHECO, Larissa Cristina; "COMUNICAÇÃO UM ATO PEDAGÓGICO, EDUCAÇÃO UM ATO COMUNICATIVO: A EDUCOMUNICAÇÃO NO ENSINO DE HISTÓRIA", p. 49 -60. In: Coletânea Interdisciplinar em Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - vol. 2. São Paulo: Blucher, 2015.
ISBN: 978-85-8039-111-4, DOI 10.5151/9788580391114-V2_Cap3