Compostabilidade de embalagens biodegradáveis

TAIATELE JUNIOR, Ivan; DAL BOSCO, Tatiane Cristina; BERTOZZI, Janksyn; OLIVEIRA, Suzana Mali de; MICHELS, Roger Nabeyama;

Resumo:

A utilização de sacolas compostáveis como acondicionadores primários de resíduos orgânicos domiciliares se mostra uma estratégia interessante para melhorar a qualidade do composto e facilitar o processo em usinas de compostagem, uma vez que existe dificuldade técnica para a separação dos materiais após a coleta. Estudos que avaliem não só a biodegradabilidade, como também a compostabilidade de biopolímeros devem ser realizados de modo a estabelecer os materiais mais adequados para a fabricação de sacolas compostáveis. Da mesma forma, as bandejas de isopor: em função da dificuldade de higienização e reciclagem, acabam sendo destinadas juntamente com os resíduos orgânicos. Neste sentido, o objetivo do trabalho relatado neste capítulo foi avaliar a compostabilidade de embalagens biodegradáveis com diferentes aplicações – bandejas de amido e filmes de PBAT/amido – no tratamento de resíduos sólidos orgânicos domiciliares. Para tanto, foram montadas leiras de compostagem com restos de alimentos e podas de árvores, na presença das embalagens para avaliar sua compostabilidade. O monitoramento do processo se deu pelos parâmetros: temperatura, pH, condutividade elétrica, série de sólidos, nitrogênio total, relação C/N e reduções de massa e volume, além da análise qualitativa da descaracterização dos resíduos e  das embalagens. Durante a compostagem, observou-se a fase termofílica durante os 20 primeiros dias. O pH do composto foi neutralizado e a condutividade elétrica se elevou pela concentração de sais. Houve reduções dos sólidos voláteis, da  relação C/N, do volume e da massa do composto, indicando a mineralização da matéria orgânica. Tanto os resíduos quanto as embalagens apresentaram boa descaracterizaçãoe verificou-se que a presença dos últimos não prejudicou o processo de compostagem. Concluiu-se que a utilização de embalagens biodegradáveis para auxiliar o gerenciamento de resíduos sólidos urbanos nos municípios deve ser incentivada, de modo a melhorar a qualidade final do composto e facilitar o processamento dos resíduos nas usinas de compostagem.

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9788580392371-04

Como citar:

TAIATELE JUNIOR, Ivan; DAL BOSCO, Tatiane Cristina; BERTOZZI, Janksyn; OLIVEIRA, Suzana Mali de; MICHELS, Roger Nabeyama; "Compostabilidade de embalagens biodegradáveis", p. 109 -134. In: Compostagem e vermicompostagem de resíduos sólidos: resultados de pesquisas acadêmicas. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580392371, DOI 10.5151/9788580392371-04