Capitalismo Hoje: Acumulação sem Desenvolvimento?

TEIXEIRA, Francisco José Soares;

Resumo:

A contemporaneidade é marcada por uma consciência de ruptura que propaga a ideia de que o mundo mudou e o novo que está nascendo não traz mais nenhum vestígio do passado. No campo das relações de produção, essa consciência acredita que a reestruturação da economia criou novas formas de organização e gerenciamento do processo de trabalho,2 que não lembram mais os princípios de padronização, especialização, sincronização e de centralização que configuravam e alicerçavam a estruturação do processo produtivo.3 Os propagadores dessa consciência de ruptura não param por aí. Avançam com seu discurso para afirmar que a produção padronizada está definitivamente datada e morta. Em seu lugar, continuam, surge a produção flexível, requerendo máquinas mais flexíveis e de finalidades genéricas, operadas por trabalhadores polivalentes e altamente qualificados, com alto grau de responsabilidade e de autonomia.Em consequência, nesse mundo cor-de-rosa, pintado com tintas carregadas das cores da mudança, seus protagonistas apressam-se para anunciar o nascimento do trabalhador detentor de conhecimentos teóricos gerais, que desenvolve raciocínios lógico-matemáticos e usa a geografia, a história e as outras ciências para discutir os problemas da sua empresa. Sem dúvidas, diriam que esse novo tempo decretou a morte do trabalhador especializado, obrigado a desempenhar uma única atividade por toda a vida, incapaz de participar de qualquer discussão racional como já havia denunciado o autor de A Riqueza das Nações.

0:

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/9788580391879-00

Referências bibliográficas
  • HAMMER, Michael; CHAMPY, James. Reengenharia: revolucionando a empresa em função dos clientes, da concorrência e das grandes mudanças da gerência. Rio de Janeiro: Campus, 1994, p. 35.
    TOFFLER, Alvin. A terceira onda: morte do industrialismo e o nascimento de uma nova civilização. 15. ed. Rio de Janeiro: Record, s.d.
    SMITH, Adam. A riqueza das nações: investigação sobre sua natureza e suas causas. 2. ed. São Paulo: Nova Cultural, 1985. v. 2, p. 213-214
    CHESNAIS, François. A Mundialização do Capital. São Paulo: Editora Xamã, 1996, p. 34.
    CHESNAIS, François. A Mundialização do Capital. São Paulo: Editora Xamã, 1996, p. 81.
    MENELEU NETO, José. Desemprego e luta de classes: as novas determinidades do conceito marxista de exército industrial de reserva. In: TEIXEIRA, José Francisco Soares; OLIVEIRA, Manfredo Araújo de. (Org.). Neoliberalismo e reestruturação produtiva: as novas determinações do mundo do trabalho. São Paulo: Editora Cortez; Fortaleza: Universidade Estadual do Ceará, 1996, p. 77.
    MELENEU NETO, op. cit., p. 75.
Como citar:

TEIXEIRA, Francisco José Soares; "Capitalismo Hoje: Acumulação sem Desenvolvimento? ", p. 1 -18. In: Capitalismo, Trabalho e Política Social - Vol. 2. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580391879, DOI 10.5151/9788580391879-00