Atuação dos Ministérios do Trabalho e Emprego e da Previdência Social

Coelho, Darlene Figueiredo Borges; Ghisi, Bárbara Moreira;

Resumo:

Como mostrada anteriormente, a preocupação com a segurança e a saúde do trabalhador teve início na Revolução Industrial, e o Brasil, bem como o Governo Federal, acompanhou essa tendência. A seguir, apresenta-se um breve histórico da consolidação do Ministério do Trabalho e Emprego.
1912 – Foi constituída a Confederação Brasileira do Trabalho (CBT), durante o quarto Congresso Operário Brasileiro, realizado nos dias 7 e 15 de novembro, incumbida de promover um longo programa de reivindicações operárias: jornada de oito horas, semana de seis dias, construção de casas para operários, indenização para acidentes de trabalho, limitação da jornada de trabalho para mulheres e menores de quatorze anos, contratos coletivos ao invés de contratos individuais, seguro obrigatório para os casos de doenças, pensão para velhice, fixação de salário mínimo, reforma dos impostos públicos e obrigatoriedade da instrução primária. [...]

0:

Palavras-chave: ,

Referências bibliográficas
  • [1]
Como citar:

Coelho, Darlene Figueiredo Borges; Ghisi, Bárbara Moreira; "Atuação dos Ministérios do Trabalho e Emprego e da Previdência Social", p. 49-60 . In: Coelho, Darlene Figueiredo Borges; Ghisi, Bárbara Moreira. Acidente de Trabalho na Construção Civil em Rondônia. São Paulo: Blucher, 2016.
ISBN: 9788580391671,