A UTILIZAÇÃO DE ROBÓTICA EDUCACIONAL NO ENSINO MÉDIO: UMA ESTRATÉGIA PARA AUMENTAR O INTERESSE DOS ESTUDANTES PELA FÍSICA

Rabelo, Ana Paula Stoppa; Andreata, Mauro Antonio; Stoppa, Marcelo Henrique;

Resumo:

O Ensino de Física, como se sabe, enfrenta diversas dificuldades, entre elas a falta de motivação dos alunos. A Física é vista como uma disciplina escolar pouco atraente para boa parte dos alunos. Além disso, a dinâmica das aulas de Física se restringe em apresentar os assuntos do conteúdo programático por meio de resoluções de problemas e do uso da linguagem matemática, sem motivar/explicar o porquê e/ou como utilizar a matemática para resolver o problema. Ainda mais preocupante é o fato de que se preza a memorização, pura e simples, de fórmulas que podem ser aplicadas na resolução de exercícios que muitas vezes não têm conexão com o cotidiano do aluno. Tendo em vista essas dificuldades, cabe também ao professor buscar meios de motivar os alunos. Sendo assim, uma das alternativas é o docente utilizar, sempre que possível, métodos diversificados em suas aulas. Pensando nisso, a proposta deste projeto é utilizar a Robótica Educacional no Ensino de Física para aumentar o interesse dos alunos. As atividades desenvolvidas no projeto podem preparar o aluno para o trabalho em grupo, respeitando a opinião dos outros; desenvolver a concentração, a disciplina, responsabilidade, persistência e a perseverança; estimular a criatividade, tanto no momento da concepção das ideias, como durante o processo de resolução de problemas; ajudar na superação de limites de comunicação, fazendo com que o aluno verbalize seus conhecimentos e suas experiências e desenvolva sua capacidade de argumentar; desenvolver a autonomia, ou seja, elaborar projetos pessoais e participar na tomada de decisões coletivas.

Capítulos:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/978859788580391152-V4_Cap21

Referências bibliográficas
  • MOREIRA, Marco Antonio. Aprendizagem significativa crítica. 2010. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/~moreira/apsigcritport.pdf. Acesso em: 31 jul. 2013.
    RABELO, Ana Paula Stoppa. Centros de Interesse no Ensino Médio, 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Física) - Universidade Federal de Goiás.
    SILVA, Alzira Ferreira da, et al. Utilização da teoria de Vygotsky em robótica educativa. 2008. Disponível em: http://www.ufrgs.br/niee/eventos/RIBIE/2008/pdf/utilizacion_teoria_vygotkski_robotic a.pdf. Acesso em: 27 mar. 2014.
    STOPPA, Marcelo Henrique. A Robótica Educacional em Experimentos Elementares de Física. Instrumento (Juiz de Fora), v. 15, p. 1-15, 2012.
Como citar:

RABELO, Ana Paula Stoppa; ANDREATA, Mauro Antonio; STOPPA, Marcelo Henrique; "A UTILIZAÇÃO DE ROBÓTICA EDUCACIONAL NO ENSINO MÉDIO: UMA ESTRATÉGIA PARA AUMENTAR O INTERESSE DOS ESTUDANTES PELA FÍSICA", p. 308 -317. In: Coletânea Interdisciplinar em Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - vol. 4. São Paulo: Blucher, 2015.
ISBN: 978-85-8039-115-2, DOI 10.5151/978859788580391152-V4_Cap21