A REALIDADE DAS ESCOLAS DE CATALÃO (GO) NA A INTERFACE GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Guimarães, Rosiane Correa; Rosa, Odelfa;

Resumo:

Essa pesquisa tem como objetivo principal compreender o papel da Geografia na prática da Educação Ambiental (EA) a partir da proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para Temas Transversais, com ênfase no 5º ano do Ensino Fundamental, nas escolas do município de Catalão (GO). Para isso, foi realizada revisão bibliográfica sobre ensino de Geografia, processo de ensino e aprendizagem e EA. O estudo encontra-se em andamento, portanto os resultados são preliminares. Será realizada ainda, pesquisa de campo nas escolas escolhidas a fim de conhecer a realidade da EA nesses espaços. Mais do que ações minimalistas sobre o meio ambiente, a EA incentiva a mudança de comportamentos e atitudes ante a problemática ambiental que assola todo o planeta. Ademais, a EA é o desenvolvimento de novas posturas e da capacidade crítica para analisar o papel da sociedade em relação aos desafios de se construir um ambiente coletivo saudável para as atuais e futuras gerações.

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DOI: 10.5151/9788580391091-V1_Cap11

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Como citar:

GUIMARãES, Rosiane Correa; ROSA, Odelfa; "A REALIDADE DAS ESCOLAS DE CATALÃO (GO) NA A INTERFACE GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL", p. 176 -190. In: Coletânea Interdisciplinar em Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - vol. 1. São Paulo: Blucher, 2015.
ISBN: 978-85-8039-109-1, DOI 10.5151/9788580391091-V1_Cap11