A estimulação precoce de crianças público-alvo da educação especial na Educação Infantil

BORGES, Gabriela Silva Braga; FLORES, Maria Marta Lopes; SILVA, Janaina Cassiano;

Resumo:

Este artigo tem o objetivo de abordar a estimulação precoce como um importante programa educacional para o desenvolvimento das crianças público-alvo da educação especial na faixa etária de 0 a 3 anos. Para isto partimos da visão de Vygotski (2012) de que a criança público-alvo da Educação Especial está sujeita as mesmas leis de desenvolvimento que a criança sem deficiência, porém, no seu desenvolvimento, há algumas especificidades. Desta forma, a educação da criança público-alvo da Educação Especial deve ser a mesma compartilhada por todos, mudando apenas os estímulos e havendo a necessidade de uma revisão de planejamentos e orientações. Assim, a estimulação precoce, como forma preventiva, tem como objetivo principal fazer com que a criança se desenvolva potencialmente, possibilitando a mais completa integração com a família, a escola e a sociedade. Sob essa nova visão, é que entendemos a Educação Infantil como um dos locais adequado para o oferecimento de serviços de estimulação precoce, pois prima pela qualidade, fundamentando-se no cuidar, no educar e no brincar, por meio dos quais se busca o desenvolvimento integral da criança público-alvo da educação especial e sua inserção no meio social.

0:

This article aims to address the Early Stimulation as an important educational program for the development of the target group of special education children aged zero to three years. For this we start from the view of Vygotsky (2012) that the target public child’s special education is subject to the same laws of development that children without disabilities, but in its development a few specifics. Thus, the target audience child’s education of special education should be shared by all the same, changing only the stimuli and there is the need for a review of plans and guidelines. Thus, early stimulation as preventive aims to get children to develop potentially enabling tighter integration with the family, school and society. Under this new view is that we understand early childhood education as one of the suitable places for offering early intervention services because on quality taking account of the care, in education and play, through which seeks the integral development of children target audience of special education and its place in the social environment.

Palavras-chave: Early stimulation, Target public children of special education, Early childhood education,

DOI: 10.5151/9788580391664-13

Como citar:

BORGES, Gabriela Silva Braga; FLORES, Maria Marta Lopes; SILVA, Janaina Cassiano; "A estimulação precoce de crianças público-alvo da educação especial na Educação Infantil", p. 225 -242. In: Estudos Interdisciplinares em Humanidades e Letras. São Paulo: Blucher, 2016.
ISBN: 9788580391664, DOI 10.5151/9788580391664-13