A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO DE GEOGRAFIA E BIOLOGIA

Assis, Aiany Ruth Silva de; Chaves, Manoel Rodrigues;

Resumo:

A questão ambiental impõe às sociedades buscar novas formas de pensar e agir, encontrar novos caminhos que garantam a sustentabilidade ecológica. Atualmente, atravessa-se um período de intensas transformações do ambiente e o homem é o principal responsável pelo processo de modificação do ambiente. Os conhecimentos em Geografia e Biologia referente à Educação Ambiental (EA) propõem o desenvolvimento de posturas e valores pertinentes às relações entre os seres humanos entre eles e o ambiente. O objeto da pesquisa será o Colégio Estadual Dr Vasco dos Reis Gonçalves em Urutaí (GO) com os alunos da 3ª série do Ensino Médio dos períodos matutino e noturno, dessa forma, pretende-se discutir as contribuições do ensino de Geografia e Biologia em relação à possibilidade de trabalhar com a EA. A metodologia utilizada consta de pesquisa teórica, pesquisa documental e pesquisa de campo. A pesquisa teórica baseia-se também em revisões bibliográficas, busca-se na literatura informações disponíveis e relevantes sobre a temática abordada, na observação dos fatos tal como ocorre na realidade. A pesquisa documental consta da leitura de documentos da escola como o Projeto Político Pedagógico, Planos de aula dos professores de Geografia e Biologia do 3ª série do Ensino Médio através do SIAP (Sistema de Apoio ao Professor) e outros documentos que contribuem para a realização do trabalho. O método de coleta de dados utilizado foi realizado com base em entrevistas de grupo focal com participação de 26 alunos e através de questionários com a participação de 32 alunos. O questionário foi estruturado com doze perguntas, sendo sete subjetivas e cinco questões objetivas, duas delas eram totalmente fechadas e em três perguntas foi pedido para marcar e justificá-las. A entrevista de grupo focal contou com nove perguntas relacionadas às questões ambientais e relacionadas às questões do questionário.

Capítulos:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9788580391091-V1_Cap08

Referências bibliográficas
  • ALVES, V. E. L. A obra de Humboldt e sua provável influência sobre a antropologia de Franz Boas.
    GEOUSP - Espaço e Tempo, n.18, São Paulo (SP), 2005, p. 69-74.
    BISPO, M. A. A concepção de natureza na Geografia e a relação com a Educação Ambiental. Revista Terceiro Incluído: Transdiciplinaridade e Educação Ambiental, v. 2, n. 1, Goiânia (GO), 2012, p. 49-53.
    BORTOLOZZI, A.; PEREZ FILHO, A. Diagnóstico da educação ambiental no ensino de geografia. In: BISPO, M. A. A concepção de natureza na Geografia e a relação com a Educação Ambiental, v. 2, n. 1, 2012, p. 52.
    BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais, Brasília (DF|): MEC/SEF, 1998, p.195.
    BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, Brasília (DF): MEC/SEF, 2000, 75p.
    CARVALHO, I. C. de M. Educação Ambiental: a formação do sujeito ecológico. 6. ed. São Paulo (SP): Cortez, 2012, 255p.
    CRUZ, C. R. da. O espaço geográfico como categoria essencial para a constituição de uma cidadania ativa: contribuições de Paulo Freire e Milton Santos. IX ANPED SUL, Pelotas (RS), 2012, p. 3.
    DAGNINO, R. de S. A Geografia de Alexander Von Humboldt: diálogos entre arte e complexidade. Revista Caminhos da Geografia, v. 9, n. 26, Uberlândia (MG), 2008, p. 70.
    DARWIN, C. On the origin of species by means of natural selection or the preservation of favoured races in the struggle of life. In: CARMO, V. A. do; MARTINS, L. A. P. Charles Darwin, Alfred Russel Wallace e a seleção natural: um estudo comparativo. Revista Filosofia e História da Biologia, v.1, Campinas (SP), 2006, p. 339.
    FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade: um projeto em parceria. 2. ed. São Paulo (SP): Loyola, 1993, 119p.
    FERREIRA, M. A. Transformismo e extinção: de Lamarck a Darwin. Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo, São Paulo (SP), 2007, p. 37.
    GUIMARÃES, S. S. M. O saber ambiental na formação de professores de Biologia. Tese de doutorado do Programa de pós-graduação da Faculdade de Letras da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Araraquara (SP), 2010, p. 58-106.
    KLEIN, J. T. Ensino interdisciplinar: didática e teoria. Tradução de Inara Luiza Matim. In: FAZENDA, I. C. A. (Org.) Didática e interdisciplinaridade. 7. ed. Campinas: Papirus, 2002, p. 126.
    LAYRARGUES, P. P. A resolução de problemas ambientais locais deve ser um tema gerador ou a atividade-fim da educação ambiental? In: REIGOTA, M. (org). Verde Cotidiano: o meio ambiente em discussão. Rio de Janeiro (RJ): DPAndamp;A, 2001, p. 1-134.
    LEFF, E. Epistemologia Ambiental. São Paulo (SP): Cortez, 2001a, p. 196.
    LEFF, E. Saber ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. Petrópolis (RJ): Vozes, 2001b, p. 49-134.
    NUNES, F. G.; SILVA, S. R. da. Geografia e Educação Ambiental: reflexões a partir das concepções e práticas de professores da rede Estadual de Dourados (MS). Revista Boletim Gaúcho de Geografia, n. 26, Porto Alegre (RS), 2011, p. 21.
    ODUM, E. P. Ecologia. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro (RJ), 1988, 434p.
Como citar:

ASSIS, Aiany Ruth Silva de; CHAVES, Manoel Rodrigues; "A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO DE GEOGRAFIA E BIOLOGIA", p. 131 -147. In: Coletânea Interdisciplinar em Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - vol. 1. São Paulo: Blucher, 2015.
ISBN: 978-85-8039-109-1, DOI 10.5151/9788580391091-V1_Cap08