A interface entre prosódia e discurso no inglês como língua estrangeira

ROSA, Rodrigo Garcia;

Resumo:

Neste capítulo, discutimos dados da língua inglesa sobre arelação entre prosódia e discurso a fim de oferecermos uma discussãointrodutória a essa área da linguística no âmbito de uma língua estrangeira.Para tanto, iniciamos por uma discussão que tem como objetivo localizar aprosódia em um contexto linguístico maior. A decisão por esse caminho, isto é,o de enquadrarmos a prosódia no estudo geral da gramática, se deve aoentendimento de que poucos materiais direcionados ao ensino de gramática delíngua estrangeira fazem referência a aspectos prosódicos como parte integrantede construções gramaticais. Posterior a isso, o capítulo propõe uma discussãodas relações gerais entre prosódia e discurso antes de embarcar em uma análisemais pormenorizada de dados da língua inglesa sobre proeminência prosódica.

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9788580392593-04

Referências bibliográficas
  • Boas, H. C. “Cognitive Construction Grammar.” In: The Oxford Handbook of Construction Grammar, por T., TROUSDALE, G. HOFFMANN, 233 - 252. Nova York: Oxford University Press, 2013. Brazil, D. The Communicative Value of Intonation in English. Cambridge: Cambridge University Press, 1985. Brazil, D., Coulthard, M. e Johns, C. The Communicative Value of Intonation in English. London: Longman, 1980. Bybee, J. L. “From usage to Grammar: The Mind’s Response to Repetition.” Language, n. 82 (2006): 711 - 733. Bybee, J. L. “Usage-based Theory and Exemplar Representations of constructions.” In: The Oxford Handbook of Construction Grammar, por T., TROUSDALE, G. HOFFMANN, 49 - 69. Nova York: Oxford University Press, 2013. Celce-Murcia, M.; Brinton, D. M.; Goodwin, J. M. Teaching Pronunciation – A course book and reference guide. New York: Cambridge, 2010. Chafe, W. The pear stories: cognitive, cultural and linguistics aspects of narrative production. Norwood (NJ): Ablex, 1980. Croft, W.; Cruse, A. Cognitive Linguistics. Cambridge: Cambridge University Press, 2004. Crystal, D. A Dictionary of Linguistics and Phonetics. 6 ed. Oxford: Blackwell, 2008. Cutler, A., & Pearson, M. On the analysis of prosodic turn-taking cues. In C. Johns-Lewis (Ed.), Intonation in discourse (pp. 139–155). London: Croom Helm, 1986. Gilbert, J. B. Pronunciation and listening comprehension. Cross Currents, 10(1), 53-61, 1983. Goldberg, A. E. A Construction Grammar Approach to Argument Structure. Chicago: The University of Chicago Press, 1995. Goldberg, A. E. Constructions at Work: The Nature of Generalization in Language. Oxford: Oxford University Press, 2006. Halliday, M.A.K. Intonation and Grammar in British English. The Hague: Mouton. 1967 Hilpert, M. Construction Grammar and its application to English. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2014. Langacker, R. W. Essentials of Cognitive Grammar. New York: Oxford University Press, 2013. Langacker, R. W. Foundations of Cognitive Grammar, Volume I. Stanford, CA: Stanford University Press, 1987. Lakoff, G. Woman, Fire, and Dangerous Things: What Categories Reveal about the Mind. Chicago: The University pf Chicago Press, 1987. Lakoff, G. & Johnson, M. Metaphors we live by. Chicago: Chicago University Press, 1980. Maia, Eleonora Motta. No reino da fala: a linguagem e seus sons. 3ª ed. São Paulo: Ática, 1991. Michaelis, L. A.; Lambrecht, K. Toward a Construction-Based Model of Language Function: The Case of Nominal Extraposition. Language 72:215-247. 1996. Nespor, M.; Vogel, I. Prosodic Phonology, Foris, Dordrecht, 1986. Paradis, C. “Is the notion of linguistic competence relevant in Cognitive Linguistics?” In Annual Review of Cognitive Linguistics (Amsterdam: Benjamin), 2003: 247 - 271. Pike, K. The intonation of American English. University of Michigan Publications in Linguistics, 1945. Roach, P. English Phonetics and Phonology – a practical course. 4 ed. Cambridge: Cambridge University Press, 2009. Schiffrin, D. Discourse markers. Cambridge: Cambridge University Press, 1987.
Como citar:

ROSA, Rodrigo Garcia; "A interface entre prosódia e discurso no inglês como língua estrangeira", p. 61 -76. In: Prosódia da fala: pesquisa e ensino. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580392593, DOI 10.5151/9788580392593-04