AS ESCOLAS DE DESIGN COMO ESPAÇO DE TOMADA DE POSIÇÃO, OCUPADO POR AQUELES QUE DESEJAM A PRIVATIZAÇÃO DO MONOPÓLIO DAS TOMADAS DE POSIÇÕES

CIPINIUK, Alberto;

Resumo:

Tal como ocorreu com todas as universidades públicas e privadas, a instituição escola, para não chamá-la de academia102, passou a ser um espaço atravessado por conflitos e contradições internas em razão dessa cultura conservadora e antidemocrática. No caso das escolas de design, que passaram a existir para atender a projetos desenvolvimentistas de uma pequena parte da burguesia urbana, isto é, de acordo com alguns grupos sociais burgueses progressistas, mas que por sua vez também não tinham muita clareza política do tipo de progresso desejavam, existe um movimento singular.

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9788580392685-21

Como citar:

CIPINIUK, Alberto; "AS ESCOLAS DE DESIGN COMO ESPAÇO DE TOMADA DE POSIÇÃO, OCUPADO POR AQUELES QUE DESEJAM A PRIVATIZAÇÃO DO MONOPÓLIO DAS TOMADAS DE POSIÇÕES", p. 163 -166. In: O campo do design e a crise do monopólio da crença. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580392685, DOI 10.5151/9788580392685-21