Ecovisões sobre Design e Artesanato

CAVALCANTI, Virginia Pereira;

Resumo:

Não se pode precisar ao certo em que momento na história se deu a aproximação do design com o artesanato no Brasil, e qualquer tentativa nesse sentido seria um esforço desnecessário, pouco frutífero. É de conhecimento notório, por outro lado, que nomes como Lina Bo Bardi e Aloísio Magalhães trilharam uma interlocução importante ao conectar o popular e o erudito na cultura, especialmente no campo do artefato, contrariando nossa prática histórica de distanciar o fazer manual do pensamento intelectual.Essa dicotomia na realidade brasileira é muito próxima daquela encontrada em outros países da América Latina e no seu artesanato. Mas de qual artesanato estamos falando? A despeito das controvérsias e por vezes conflituosas definições da palavra e dos desdobramentos possíveis – artesanato tradicional e não tradicional, trabalhos manuais, arte popular, entre outros – abordamos o artesanato a partir do entendimento de coletividade, ou seja, aquele feito por grupos familiares ou não, a partir de um conhecimento assistemático, transmitido normalmente pela oralidade, e com o uso de ferramentas ou mesmo de meios mecânicos.

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9788580392661-19

Referências bibliográficas
  • ANDRADE, A.; CAVALCANTI, V. Imaginário pernambucano: design, cultura, inclusão social e desenvolvimento sustentável. Recife: Zoludesign, 2006. ANDRADE, A. M. Q. A gestão de design e o modelo de intervenção de design para ambientes artesanais: um estudo de caso sobre a atuação do Laboratório de Design O Imaginário/UFPE nas comunidades produtoras Artesanato Cana-Brava e Centro de Artesanato Wilson de Queiroz Campos Júnior – Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco. 2015. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Educação, Curso de Pós-Graduação em Design. BARDI, L. B. Tempos de grossura: o design no impasse. São Paulo: Instituto Lina Bo Bardi e P.M. Bardi, 1980. BONSIEPE, G. Design, Cultura e Sociedade. São Paulo: Blucher, 2011. BORGES, A. Design+Artesanato: o caminho brasileiro. São Paulo: Terceiro Nome, 2011. BRAGA, I. O perfil de um designer brasileiro: Aloisio Magalhães. Disponível em: . Acesso em: 5 fev. 2016. LEITE, J. S. (Org.). A herança do olhar: o design de Aloísio Magalhães. Rio de Janeiro: Artviva, 2003.
Como citar:

CAVALCANTI, Virginia Pereira; "Ecovisões sobre Design e Artesanato", p. 237 -242. In: Ecovisões projetuais: pesquisas em design e sustentabilidade no Brasil. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580392661, DOI 10.5151/9788580392661-19