O lúdico na radioatividade: trabalhando com a Lei 10.639/03

Siqueira, José Guilherme Martins; Costa, Romário Pereira da; Tateno, Nathália Sayuri; Sousa, Priscila Afonso Rodrigues de;

Resumo:

O objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de um jogo sobre radioatividade, pela aplicação da lei 10.639/03 na disciplina de química. Sendo constituído de um tabuleiro e cartas que trabalham com a ancestralidade e o tempo de meia vida de material radioativo (carbono-14), o tabuleiro tem o formato da África, utilizado para trazer a ideia histórica e cartas com informações indispensáveis para a datação de fósseis. Resultando em um jogo que estimula a criticidade para além de revisão dos conceitos químicos, sendo um auxílio para outras disciplinas, pois também trabalha com conceitos que envolvem a história, matemática, abrindo o campo de conhecimentos dos alunos com a arqueologia. Este jogo lúdico vem como uma forma de abordagem que promova o interesse do aluno pelo divertimento, mas não deixa de lado a função educativa.  

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DOI: 10.5151/9788580392258-17

Referências bibliográficas
  • ANDRÉ, M. C.; O Ser Negro - A construção da subjetividade em afro brasileiros. Brasília, LGE Editora, 2008. BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo ofcial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências. Diário Ofcial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 9 jan. 2003. Disponível em: . Acessado de maio 2016. . Secretaria de Educação Média e Tecnológica - Ministério da Educação e Cultura. PCN + Ensino Médio: Orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEMTEC, 2002.
Como citar:

SIQUEIRA, José Guilherme Martins; COSTA, Romário Pereira da; TATENO, Nathália Sayuri; SOUSA, Priscila Afonso Rodrigues de; "O lúdico na radioatividade: trabalhando com a Lei 10.639/03", p. 235 -248. In: Educação e formação de professores: concepções, políticas e práticas. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580392258, DOI 10.5151/9788580392258-17