Nas brechas do poder: fragmentos do trabalho do psicólogo nas Varas de Infância e Juventude

Leão, Siglia Cruz de Sá; Oishi, Jessica Mara;

Resumo:

O trabalho do psicólogo na instituição judiciária é o pano de fundo para este capítulo que visa propor reflexões sobre o cuidado e a proteção da infância e da juventude, bemcomo expor dilemas que compõe nosso cotidiano e prática profissional na lide com crianças e adolescentes, sujeitos de Direito. Ainda que a concepção da criança e do adolescente como sujeitos de direitos seja reconhecida a partir da Constituição de 1988, somente com a promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em 1990, um novo paradigma se confirma, historicamente construído ao longo do processo de produção e proteção da infância. Outras disciplinas e especialidades também passaram a ser chamadas, no território jurídico, a se ocupar da infância, sendo este o contexto de inserção da Psicologia como partícipe da equipe multidisciplinar que assessora o magistrado. Como psicólogas que trabalham na Vara da Infância e Juventude, somos convocadas, pelo juiz, a realizar avaliações, propor intervenções e oferecer esclarecimentos, por meio de relatórios técnicos ou laudos, recebidos por este como provas processuais e subsidiá-rias de decisões.  

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9788580392906-16

Referências bibliográficas
  • Ayres, L. S. M. (2009). Adoção: de menor a criança, de criança a filho. Curitiba: Juruá. Badinter, E. (1985). Um amor conquistado: o mito do amor materno. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. Barros-Brisset, F. O. (2012). Furando etiquetas – O traço da política do CIEN. Cien-digital, 12, 05-07. Recuperado de http://minascomlac an.com.br/wp-content/uploads/2015/02/CIEN-Digital-12-.pdf.
Como citar:

LEãO, Siglia Cruz de Sá; OISHI, Jessica Mara; "Nas brechas do poder: fragmentos do trabalho do psicólogo nas Varas de Infância e Juventude", p. 243 -250. In: Concepções e proposições em Psicologia e Educação. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580392906, DOI 10.5151/9788580392906-16