Professor de apoio, bidocência e as possibilidades de ensino colaborativo como apoio à inclusão de estudantes com deficiência

Vinhal, Jóice Macedo; Tartuci, Dulcéria;

Resumo:

Este artigo tem como tema de investigação a atuação do professor de apoio à inclusão, a bidocência e o ensino colaborativo e tem como objetivo apresentar o resultado da pesquisa cujo objetivo foi analisar o papel e atuação do professor de apoio à inclusão e as relações estabelecidas com o professor regente de referência. Após um levantamento dos professores de apoio à inclusão, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com cinco professores de apoio à inclusão da rede estadual de ensino de um município goiano. Os dados foram organizados em três categorias de análises. A partir da análise dos modos de atuação das professoras de apoio à inclusão pode-se perceber que em geral estas professoras atuam isoladamente do professor regente, todavia, é possível verifcar alguns indícios de estratégias que corroboram com o ensino colaborativo.  

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DOI: 10.5151/9788580392258-12

Referências bibliográficas
  • BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Ministério da Educação, 2014. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, Brasília, 2008. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Secretaria de Educação Especial - MEC/SEESP, Brasília, 2001.
Como citar:

VINHAL, Jóice Macedo; TARTUCI, Dulcéria; "Professor de apoio, bidocência e as possibilidades de ensino colaborativo como apoio à inclusão de estudantes com deficiência", p. 165 -178. In: Educação e formação de professores: concepções, políticas e práticas. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580392258, DOI 10.5151/9788580392258-12