Inovação social e ecodesign como estratégia e prática no design de moda

MOTA, Larissa Fernanda de Barros; SILVA, Tamires Maria de Lima; JÚNIOR, José Adilson da Silva;

Resumo:

Este artigo propõe uma reflexão sobre o design de moda comoimpulsionador deprincípios sustentáveis por meio da inovação social eestratégias relacionadasao conceito da ecoinovação. Nessa perspectiva, apresentam-seas principaisdefinições sobre ecodesign, design de moda e inovaçãosocial, com dois casesfocados em ações ecologicamente corretas: as marcas ProgettoQuid e InsectaShoes. Por meio de pesquisa bibliográfica e documental,optou-se pelo métodode estudo de caso com foco nas ações pertinentes a cases quese utilizam doscritérios acima descritos, na justificativa de fomentar taisideias para que elaspossam ser reproduzidas em empresas de outros segmentos.Palavras-chave: Design de Moda; Inovação Social; Ecodesign;Sustentabilidade.

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DOI: 10.5151/9788580392647-12

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Como citar:

MOTA, Larissa Fernanda de Barros; SILVA, Tamires Maria de Lima; JÚNIOR, José Adilson da Silva; "Inovação social e ecodesign como estratégia e prática no design de moda", p. 221 -238. In: Design e Inovação Social. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580392647, DOI 10.5151/9788580392647-12