Plantão institucional em tempos difíceis: uma prática psi no campo da educação

Machado, Adriana Marcondes; Sayão, Yara;

Resumo:

O Plantão Institucional é um dispositivo de atendimento voltado a equipes multiprofissionais, de psicólogos ou educadores que atuam em instituições públicas, nos camposda Educação, Saúde e Assistência Social. Funciona nas dependências da USP e pertence às modalidades de atendimento direto ao público que o Instituto de Psicologia da USP disponibiliza no Centro Escola do Instituto de Psicologia (CEIP). Foi criado em 1996 por Yara Sayão e Adriana Marcondes Machado, ambas psicólogas do Serviço de Psicologia Escolar, com diferentes experiências em pesquisa, atendimento direto e formação de psicólogos e educadores. A criação desse dispositivo se deu como uma resposta a depoimentos e pedidos de profissionais que participavam, na época, de cursos oferecidos pelo Serviço a professores da rede pública e que, em suas intervenções, apontavam peculiaridades vividas na escola em que trabalhavam que, muitas vezes, não cabiam nas discussões gerais dos cursos.  

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9788580392906-11

Referências bibliográficas
  • Arendt, H. (2004) Responsabilidade e julgamento. São Paulo: Companhia da Letras. (1997). A Condição Humana. Rio de Janeiro: Forense Universitária. Guilhon Albuquerque, J. F. (1978). Metáforas da desordem: o contexto social da doença mental. Rio de Janeiro: Paz e Terra. Lerner, A. B. C., Fonseca, P. F., Sayão, Y., & Machado, A. M. (2014). Plantão institucional: uma modalidade de intervenção face ao mal-estar contemporâneo na educação. Revista Estilos da Clínica, 19(1), 199-208.
Como citar:

MACHADO, Adriana Marcondes; SAYãO, Yara; "Plantão institucional em tempos difíceis: uma prática psi no campo da educação", p. 159 -172. In: Concepções e proposições em Psicologia e Educação. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580392906, DOI 10.5151/9788580392906-11