A medicalização do fracasso escolar: concepção de professoras do ensino fundamental

Alvarenga, Rejane Abadia de; Silva, Janaina Cassiano;

Resumo:

O presente artigo refere-se a uma pesquisa de mestrado em Educação, em andamento, que traz a preocupação com o processo de medicalização na educação. Objetivamos com o trabalho analisar as concepções dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental acerca do processo de medicalização do fracasso escolar. Desse modo, os participantes do estudo foram os professores do primeiro, segundo e terceiro anos desta etapa, de uma escola municipal localizada em uma cidade do sudeste goiano. Os dados coletados estão sendo analisados à luz da Teoria Histórico-Cultural. Neste artigo apresentamos a fase inicial da análise, ou melhor, das discussões acerca da dimensão que toma os aspectos considerados pelas professoras como problemas no trabalho escolar. Até o momento, notamos que, na percepção das professoras, sobre seu trabalho atualmente, foi dada maior ênfase a problemas de estrutura e organização administrativa e que estes problemas é que impedem a efetividade do processo educativo.  

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9788580392258-11

Referências bibliográficas
  • ANPED. Associação Nacional de Pos-Graduação e Pesquisa em Educação. Disponível em: Acesso em: 10 abr. 2015. BARDIN, L. Análise de conteúdo. Edição revista e atualizada, Lisboa: Edições 70, 2009. (1ª ed. 1977) BDTD. Banco Digital Teses Dissertações. Disponível em: Acesso em 20 abr. 2015.
Como citar:

ALVARENGA, Rejane Abadia de; SILVA, Janaina Cassiano; "A medicalização do fracasso escolar: concepção de professoras do ensino fundamental", p. 151 -164. In: Educação e formação de professores: concepções, políticas e práticas. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580392258, DOI 10.5151/9788580392258-11