Sustentabilidade e desenvolvimento urbano-regional: Baixada Santista em perspectiva, desafios para um desenvolvimento sustentável

Viana, Mônica Antonia;

Resumo:

Este artigo procura refletir sobre os desafos e perspectivas de um desenvolvimento urbano-regional em bases sustentáveis para a Região Metropolitana da Baixada Santista (RMBS), diante dos impactos dos grandes empreendimentos de sustentação econômica dessa histórica região litorânea e portuária. A Baixada Santista tem relevância na economia estadual, nacional e internacional por abrigar o maior porto da América Latina, o Porto de Santos, e também se caracteriza como uma importante região industrial pela presença do Polo Petroquímico de Cubatão; Turística em função do turismo balneário de massae agora petrolífera com a descoberta e exploração de petróleo e gás na Bacia de Santos, no chamado pré-sal. Com certeza, uma grande oportunidade que pode promover o desenvolvimento regional, mas que também pode agravar os problemas já existentes,heranças de períodos anteriores de crescimento econômico, criar novos ou mesmo ampliar as desigualdades e as ameaçasde riscos. Cabe, então, apontar os desafos a serem enfrentadospela região para antever os impactos e as transformações no território da RMBS na busca do desejado “desenvolvimento integrado e sustentável”.  

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9788580392760-11

Referências bibliográficas
  • CRUZ, J. L. V; ARAÚJO, T. B; SCHIREIBER, W. M.; VIANA, M. A. et al. Brasil, o desafo da diversidade: experiências de desenvolvimento regional, Rio de Janeiro: SENAC Nacional, 2005. DIEGUES, A. C. O Mito Moderno da Natureza Intocada. São Paulo: Hucitec, 2000. DUPAS, G. O mito do progresso ou progresso como ideologia. São Paulo: UNESP, 2006. FURTADO, Celso. Desenvolvimento e Subdesenvolvimento. Rio de Janeiro: Contraponto e Centro Internacional Celso Furtado, 2009. Em Busca de Novo Modelo: reflexões sobre a crise contemporânea. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
Como citar:

VIANA, Mônica Antonia; "Sustentabilidade e desenvolvimento urbano-regional: Baixada Santista em perspectiva, desafios para um desenvolvimento sustentável", p. 187 -204. In: Quatro faces da economia brasileira: uma abordagem crítica. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580392760, DOI 10.5151/9788580392760-11