Design para inovação social e sustentabilidade: estratégia, escopo de projeto e protagonismo

SOUSA, Cyntia Santos Malaguti de;

Resumo:

As reflexões aqui formuladas se originaram de questionamentos decorrentes de experiências vivenciadas na condução de projetos de design em que se pretendeu contribuir para processos de inovação social, relacionados à sustentabilidade. Três dessas experiências, realizadas em diferentes períodos e circunstâncias, serão brevemente apresentadas, sendo: a primeira na condição de atividade voluntária, a segunda na esfera da prática profissional e a última no âmbito acadêmico. A diversidade das experiências aponta inicialmente para a necessidade de se buscarem formas de identificar uma tipologia que possa acarretar uma melhor compreensão de cada fenômeno para, a partir daí, identificar as possibilidades de atuação do design. Outra necessidade percebida no decorrer dessas experiências foi a de se reverem alguns parâmetros norteadores da prática de projeto em design, quando o objetivo final é a inovação social. Selecionaram-se para analisar aqui três deles: a estratégia de gestão, a definição do escopo do projeto e o protagonismo dos atores envolvidos em cada situação. Sua compreensão, definição e manejo adequado impactam diretamente no planejamento e execução de tais iniciativas, podendo ser cruciais para os resultados finais alcançados. Outro elemento igualmente fundamental é a dimensão temporal em tais projetos; no entanto o tema foi abordado recentemente de forma bastante competente no trabalho desenvolvido por Del Gaudio, Oliveira e Franzato (2014), sendo aqui, portanto, apenas brevemente comentado.

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DOI: 10.5151/9788580392661-11

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Como citar:

SOUSA, Cyntia Santos Malaguti de; "Design para inovação social e sustentabilidade: estratégia, escopo de projeto e protagonismo", p. 125 -146. In: Ecovisões projetuais: pesquisas em design e sustentabilidade no Brasil. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580392661, DOI 10.5151/9788580392661-11