A Lei Brasileira de Inclusão: as antigas e novas demandas para a formação de professores de línguas

MEDRADO, Betânia Passos; CELANI, Maria Antonieta Alba;

Resumo:

Nas últimas décadas, no Brasil, muitas leis têm sido promulgadas com o objetivo de garantir a inclusão de todas as pessoas com deficiência nos mais diversos contextos. Contudo, observa-se ainda uma enorme distância entre as políticas públicas e as práticas, principalmente, no que concerne ao contexto escolar. Mais recentemente, a Lei Brasileira de Inclusão (LBI, Lei 13.146/ 2015) foi sancionada com o intuito de agregar, em um único dispositivo legal, todos os direitos da pessoa com deficiência e que estão, por vezes, dispersos em diferentes leis, convenções e decretos. Sendo assim, este texto objetivou discutir a formação de professores de línguas à luz da LBI e, a partir da análise dos artigos 27 e 28 do Capítulo IV, que trata sobre os Direitos à Educação, avaliar quais demandas são apresentadas como fundamentais para um debate atual sobre a formação de professores de línguas. Nossa análise evidenciou que a LBI, ao apresentar os referidos artigos, traz implicações não só para os currículos dos cursos de licenciatura, como também para a pesquisa e a formação continuada de professores. Algumas dessas demandas, no entanto, configuram-se como antigas questões sobre inclusão ainda não solucionadas no âmbito das práticas pedagógicas.

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DOI: 10.5151/9788580392708-10

Como citar:

MEDRADO, Betânia Passos; CELANI, Maria Antonieta Alba; "A Lei Brasileira de Inclusão: as antigas e novas demandas para a formação de professores de línguas", p. 203 -220. In: Diálogos (im)pertinentes entre formação de professores e aprendizagem de línguas. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580392708, DOI 10.5151/9788580392708-10