O protagonismo do design e suas contribuições no terceiro setor

CANÔNICA, Rosangela; PEIXE, Rita Inês Petrykowski; SANTOS, Adriane Shibata;

Resumo:

Desde muito, o uso do design tende a constituir-se como uma importante ferramenta para a diferenciação e aprimoramento de performances, permitindo ser aplicado a diversos contextos. Por meio dele, é possível que novas estratégias possam ser integradas à proposta de valor de diferentes organizações. Como processo, pode gerar resultados concretos que melhoram a qualidade do trabalho organizacional, visto que seu caráter multidisciplinar e interativo permite o uso da criatividade como capital essencial de planos e ações que conduzem equipes de trabalho a criar respostas positivas a desafios diversos, de maneira colaborativa.No contexto do terceiro setor – entendido como aquele que inclui questões de intervenção e melhoria social – as contribuições do design “divergem” das aplicáveis às organizações do segundo setor, por possuírem realidades bem distintas. Como num contexto de terceiro setor, as organizações não objetivam lucro nem apresentam diferencial competitivo, seu uso transpõe a lógica do desenvolvimento de produtos originalmente proposta no âmbito do design, mediando caminhos que contribuam para criar melhores performances institucionais, sobretudo relacionadas às práticas educativas com pessoas inseridas em projetos de geração de trabalho e renda, possibilitando ampliação de conhecimentos e capacidades técnicas a àqueles que detêm menos oportunidades de acesso.

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9788580391855-10

Referências bibliográficas
  • BONSIEPE, G. Design do material ao digital. Florianópolis: FIESC/ IEL, 1997.
    BROWN, T. Design thinking: uma poderosa metodologia para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
    FIORI, E. M. Prefácio. In: Paulo Freire. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.
    FONTOURA, A. M. Educação de crianças e jovens através do design. 2002. 337 p. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002.
    GIANNELLA, V. Pedagogia da criatividade: percursos de arte educação no empoderamento de sujeitos para a gestão social integrativa. Revista Interdisciplinar de Gestão Social, 2013.
    GONSALES, P. Design thinking para educadores. Instituto Educadigital, 2014. Disponível em: Acesso em: 15 mar. 2014.
    HERRERO FILHO, E. Pessoas focadas na estratégia: as disciplinas da execução da estratégia. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
    MOZOTA, B. Borja de. Gestão do Design: usando o design para construir valor de marca e inovação corporativa. Porto Alegre: Bookman, 2011.
    PINHEIRO, T. ALT, L. Design thinking Brasil: empatia, colaboração e experimentação para pessoas, negócios e sociedade. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
    PORTUGAL, C. Design, educação e tecnologia. Rio de Janeiro: Rio Books, 2013.
    VIANNA, M. Design thinking: inovação em negócios. Rio de Janeiro: MJV Press, 2012.
Como citar:

CANÔNICA, Rosangela; PEIXE, Rita Inês Petrykowski; SANTOS, Adriane Shibata; "O protagonismo do design e suas contribuições no terceiro setor", p. 195 -217. In: 1º simpósio de pesquisa técnico-científica do Mestrado Profissional em Design da Univille: relatos. São Paulo: Blucher, 2016.
ISBN: 9788580391855, DOI 10.5151/9788580391855-10