Apêndice A - Material da formação específica: as concepções de números fracionários

Silva, Maria José Ferreira da;

Resumo:

Em nossas atividades para elaboração de uma sequência de atividades que desse conta do ensino dos números fracionários, para a quinta série, o primeiro ponto importante levantado foi a necessidade de que as crianças dessem significado a esse conhecimento. Vimos também que muitas situações permitiam interpretações diferentes para os números fracionários e o quanto seria importante trabalhar com essas interpretações seria importante para o aprendizado da criança. Chamamos essas interpretações de concepções e as discutiremos considerando suas principais características em situações que as associam, bem como o tratamento necessário para a resolução de cada uma dessas situações. Veremos as 

seguintes concepções parte/todo, medida, quociente, razão e operador.
1.2

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9788580391565-09

Como citar:

Silva, Maria José Ferreira da; "Apêndice A - Material da formação específica: as concepções de números fracionários", p. 243-260 . In: Investigando saberes de professores do ensino fundamental com enfoque em números fracionários para a quinta série. São Paulo: Blucher, 2018.
ISBN: 9788580391565, DOI 10.5151/9788580391565-09