Conclusões e Recomendações

CARVALHO, Marco Aurélio de;

Resumo:

Este trabalho foi iniciado abordando-se o dilema do inovador. Como apontado no Capítulo 1, sendo inovação a nova palavra de ordem e frente aos desafios da concorrência internacional, o empresário e o gerente já sabem que a saída para as empresas brasileiras não está na exploração de mão-de-obra barata, mas, na diferenciação. Para tanto, cada vez mais, é preciso inovar em produtos, processos, serviços e modelos de negócio. Por outro lado, o inovador sabe que inovar envolve riscos, e que para sobreviver no mercado é preciso assumi-los de forma calculada.O foco desta pesquisa foi a inovação em produtos. Mais especificamente, o tema foi a produção eficaz das sementes das inovações, que são as ideias. O processo intuitivo pode gerar ideias originais e úteis espontaneamente, mas, também pode negar inspirações por dias, meses ou anos àqueles que as buscam. Esta, associada à crescente complexidade tecnológica, foi uma das causas do desenvolvimento de processos sistematizados para a ideação, que podem ser internos ou externos. A descrição detalhada e análise dos processos internos e externos de ideação foram feitas nos Capítulos 2, 3, 4 e 5. Nestes capítulos, foram abordadas tanto as fontes de ideias como os métodos de ideação mais representativos.

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DOI: 10.5151/9788580391794-07

Como citar:

CARVALHO, Marco Aurélio de; "Conclusões e Recomendações", p. 147 -150. In: Inovação em produtos. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580391794, DOI 10.5151/9788580391794-07