A variação linguística na lusofonia: reflexões sobre moçambicanismos lexicais e semânticos no “Jornal @Verdade”

Timbane, Alexandre António; Quiraque, Zacarias Alberto S.;

Resumo:

A pesquisa faz uma reflexão sobre a variação linguística léxicosemântica no Jornal moçambicano “@Verdade”. Especifcamente, o trabalho discute os conceitos de variação e mudança linguísticas bem como a sua interferência na cultura; explica como a variação linguística léxico-semântica do português constrói a variedade moçambicana e identifca marcas do português de Moçambique no jornal “@Verdade”. Como variáveis linguísticas, observaram-se os empréstimos lexicais provenientes das línguas bantu e do inglês discutindo a variação semântica no contexto de Moçambique. A pesquisa utilizou um corpus composto por 10 edições do Jornal @Verdade, especifcamente as páginas das notícias nacionais. Neste contexto, concluiu-se que embora a língua escrita tenda a conservar traços fxos, ela não deixa de apresentar variações que são influenciadas pelas variáveis sociolinguísticas. Conclui-se ainda que o Jornal “@Verdade” apresenta uma identifcação léxico-semântica própria dos moçambicanos, o que confrma o crescimento e a afrmação do Português de Moçambique.  

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9788580392265-06

Referências bibliográficas
  • ABDULA, Rajabo Alfredo Mugabo. Marcas de influência do échúwabo no português de Moçambique: a questão dos verbos nas redes sociais. 2014. 117 f. Dissertação. (Mestrado em Linguística e Língua Portuguesa). Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara, 2014. BAGNO, Marcos. Nada na língua é por acaso: por uma pedagogia da variação linguística. São Paulo: Parábola Editorial, 2007. Língua, linguagem, linguística. São Paulo: Parábola, 2014. BORTONI-RICARDO, Stella Maris; OLIVEIRA, Tatiana. Corrigir ou não variantes não padrão na fala do aluno? In: BORTONI-RICARDO, Stella Maris (Org.). Os doze trabalhos de Hércules: do oral para o escrito. São Paulo: Parábola, 2013. p. 45-62.
Como citar:

TIMBANE, Alexandre António; QUIRAQUE, Zacarias Alberto S.; "A variação linguística na lusofonia: reflexões sobre moçambicanismos lexicais e semânticos no “Jornal @Verdade”", p. 91 -108. In: Perspectivas em estudos da linguagem. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580392265, DOI 10.5151/9788580392265-06