Antigas ferramentas, novas práticas: mudanças nos espaços de aprendizagem para formação de professores

CARDOSO, Janaina; VALENTE, Marcelo;

Resumo:

A oferta de cursos de graduação online totalmente à distância vem crescendo consideravelmente. E, com a Portaria do MEC Nº 4059/2004, mesmo os cursos ditos presenciais passam a ter a possibilidade de desenvolver até 20% de suas atividades à distância. Ao nos distanciarmos, pelo menos fisicamente, de nossos alunos, é importante pensarmos como é desenvolvida e mantida a nossa interação online. No caso da formação de futuros professores (Geração Conectada) é ainda mais relevante discutirmos a importância do que apelidamos aqui de “antigas ferramentas”: motivação, interatividade e colaboração, para que as “novas práticas”, assistidas por tecnologias mais modernas, sejam realmente eficazes. Este artigo apresenta uma discussão sobre modelo híbrido de aprendizagem, sobre o fórum como gênero acadêmico e sobre alguns resultados de um estudo anterior (CARDOSO, 2015) — uma pesquisa ação que comparava dois grupos de alunos universitários, um que frequentou um curso totalmente à  distância e o segundo que participou de um curso no modelo híbrido. Ao final, defendemos que mais do que a modalidade escolhida (presencial, híbrida o à distância), é o tipo de interação que poderá afetar mais diretamente o processo de aprendizagem. Coma reforma das licenciaturas, que se encontra em andamento, esperamos que essas discussões ajudem na formatação de novos cursos, processos e práticas.

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DOI: 10.5151/9788580392708-06

Como citar:

CARDOSO, Janaina; VALENTE, Marcelo; "Antigas ferramentas, novas práticas: mudanças nos espaços de aprendizagem para formação de professores", p. 117 -140. In: Diálogos (im)pertinentes entre formação de professores e aprendizagem de línguas. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580392708, DOI 10.5151/9788580392708-06