Estudo e proposta de soluções para melhoria da mobilidade urbana no triângulo CRAJUBAR

PINHEIRO, Valéria Feitosa; ALVES, Denis Fernandes; OLIVEIRA, José Álison Batista; MARCELINO, Antonio Bruno Fernandes;

Resumo:

As modernizações nas construções das principais estradas brasileiras iniciaram no século XIX, e muitas rodovias nordestinas surgiram na década de 1920, com o programa de redução das secas (SABACK JÚNIOR; SANTANA, 2014).No Estado do Ceará, a desigualdade e forte concentração são notáveis em sua formação econômica. Os investimentos em mobilidade urbana voltaramse no decorrer do século XIX e XX para a capital estadual, Fortaleza, através de linhas ferroviárias e, posteriormente, rodoviária que ligavam o interior até a capital. Foi somente a partir da década de 1980, que o Ceará passou por rápidas e profundas transformações econômicas. Tais mudanças partiram da nova gestão político-administrativa estadual com a chegada de um novo grupo político ao governo e tinha como objetivo a promoção do desenvolvimento através de uma administração racionalizada e de busca à redução de desigualdades (ALVES et al., 2016). Em função destas mudanças, foram geridas políticas de interiorização, que contribuíram para a formação de polos econômicos, tais como os municípios de Sobral, Iguatu e a mais ao Sul Cearense: Crato – Juazeiro do Norte – Barbalha.

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DOI: 10.5151/9788580392494-04

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Como citar:

PINHEIRO, Valéria Feitosa; ALVES, Denis Fernandes; OLIVEIRA, José Álison Batista; MARCELINO, Antonio Bruno Fernandes; "Estudo e proposta de soluções para melhoria da mobilidade urbana no triângulo CRAJUBAR", p. 89 -112. In: Para pensar o desenvolvimento da RM Cariri. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580392494, DOI 10.5151/9788580392494-04