Psicologia escolar na luta por uma atuação ético-política na educação básica

Souza, Marilene Proença Rebello de;

Resumo:

O Serviço de Psicologia Escolar da Universidade de São Paulo completa, em 2017, 40 anos de existência. Sua criação institucional a cargo da Professora Dra. Maria HelenaSouza Patto, docente do Instituto de Psicologia, pode ser considerado como um marco de grande importância na implantação de um dispositivo, uma estratégia, uma instânciainstitucional em que uma determinada visão de mundo, homem, Psicologia e Psicologia Escolar e Educacional se materializou. Analisando os últimos 40 anos da área de Psicologia Escolar e Educacional e considerando o trabalho realizado neste Serviço-Escola, a história da área se mescla com a trajetória deste Serviço por meio das práticas nele desenvolvidas, das propostas de atuação de psicólogos no campo da Educação atravessadas pela perspectiva de desenvolver um trabalho na escola pública, de maneira a lutar pela democratização da escola e das relações escolares, pela qualidade do trabalho de seus educadores, pela melhor condição de vida das famílias, pela crença em que toda criança é capaz de aprender, pelo questionamento aos estereótipos e preconceitos a respeito das crianças e das famílias das classes populares. A partir desses princípios norteadores do trabalho em Psicologia Escolar e Educacional, coube a este grupo de psicólogas e docentes da Universidade construir propostas teórico-metodológicas que respondessem aos desafios da Educação Básica.  

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9788580392906-03

Referências bibliográficas
  • Bleger, José. (1984). Psico-higiene e Psicologia Institucional. Porto Alegre: Artes Médicas. Conselho Federal de Psicologia. (2013). Referências técnicas para Atuação de Psicólogas(os) na Educação Básica. Brasília: CFP, 2013. Cruz, Silvia Helena Vieira. (1987). A representação de escola em crianças da classe trabalhadora. Dissertação de Mestrado, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil. Cruz, S. H. V. (1994). O Ciclo Básico Construído Pela Escola. Tese de doutorado. Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.
Como citar:

SOUZA, Marilene Proença Rebello de; "Psicologia escolar na luta por uma atuação ético-política na educação básica", p. 57 -68. In: Concepções e proposições em Psicologia e Educação. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580392906, DOI 10.5151/9788580392906-03