Pibid: prós, contras e (e)feitos

ROMERO, Tania Regina de S.;

Resumo:

O objetivo deste capítulo é tecer considerações sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), criado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em 2007. Ênfase especial é dada a seu papel no bojo das políticas de formação docente no Brasil, particularmente no que tange a formação inicial e continuada de professores de línguas maternas e adicionais. Parte-se de uma retomada do contexto histórico e político de sua criação. Após mostrar um panorama quantitativo do Pibid no país, com mapeamento de sua distribuição por regiões, enfocaremos características de subprojetos de língua materna e línguas adicionais, visando a levantar questões críticas sobre suas propostas e sua realidade. Inclui-se, ainda, as dificuldades decorrentes de incertezas e instabilidades pelas quais o programa passa atualmente. Um quadro mais específico, com base em experiência com o Pibid Português e o Pibid Inglês na Universidade Federal de Lavras  mostrará o perfil dos bolsistas, características dos projetos em desenvolvimento, bem como seus efeitos para o licenciando, para os professores das escolas participantes, para os educadores e para os estudantes da escola pública.

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DOI: 10.5151/9788580392708-03

Como citar:

ROMERO, Tania Regina de S.; "Pibid: prós, contras e (e)feitos", p. 57 -76. In: Diálogos (im)pertinentes entre formação de professores e aprendizagem de línguas. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580392708, DOI 10.5151/9788580392708-03