A experiência sensível e a constituição do problema em um trabalho de intervenção

Machado, Adriana Marcondes;

Resumo:

O livro Crianças de classe especial: efeitos do encontro da saúde com a educação foi publicado em 1994 quando, contratada como psicóloga do Serviço de Psicologia Escolardo Instituto de Psicologia da USP (do qual participavam duas docentes e quatro psicólogas), eu realizava um trabalho em uma escola púbica estadual de São Paulo. O desafioera articular ações fundamentadas na concepção de que os encaminhamentos que se produziam a partir das escolas e eram direcionados para a psicologia eram construídosem uma longa trama histórica de produção da desigualdade social. Os textos e as aulas de Maria Helena Souza Patto (professora do IPUSP) foram força intensa na constituição desse serviço e da posição ético-política que defendíamos. Romper a relação de causa e consequência entre dificuldades de aprendizagem e comportamento e a existência de características e problemas individuais ou de carências culturais exigia esforço para acessar as relações de poder e saber em que as crianças encaminhadas, suas famílias, o funcionamento das escolas e as práticas eram (e são) produzidos. Um esforço que, no momento desse trabalho, realizado entre 1988 e 1989, desenhou-se como parte do processo da dissertação de mestrado1 e gerou dúvidas, inclusive sobre se não seria o caso de desistir do processo de mestrado e fazer o que foi se constituindo como necessário, pois, à época, parecia-me que buscar formas de agir em uma situação não seria pesquisar. Mas tive tempo para compreender as coisas de outra maneira, eram outros os tempos.2 Tive o direito, que se tornou privilégio, de viver o processo de mestrado de maneira mais tranquila do que a que se vive atualmente, com a possibilidade de experimentar mudanças na forma de pensar. Durante o mestrado, se produziu uma certeza motivadora de articulações teóricas ligadas a autores da Filosofia da Diferença: conhecer não é algo anterior à ação.  

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9788580392906-01

Referências bibliográficas
  • Aguiar, K., & Rocha, M. (2007). Micropolítica e o exercício da pesquisa-intervençã o: referenciais e dispositivos em análise. Revista Ciência e Profissão, 27(4). Altoé, S. (Org.). (2004). René Lourau: analista institucional em tempo integral. São Paulo: Hucitec. Bergson, H. (2005). A evolução criadora. São Paulo: Martins Fontes. (1979). As direções divergentes da evolução da vida: torpor, inteligência e Instinto. A evolução criadora. Cartas, conferências e outros escritos, seleção de textos de Franklin Leopoldo e Silva. São Paulo: Abril Cultural (Coleção Os Pensadores).
Como citar:

MACHADO, Adriana Marcondes; "A experiência sensível e a constituição do problema em um trabalho de intervenção", p. 29 -48. In: Concepções e proposições em Psicologia e Educação. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580392906, DOI 10.5151/9788580392906-01