Formação de professores de ciências na perspectiva da educação especial: análise da produção científica sobre o tema

Adams, Fernanda Welter; Tartuci, Dulcéria; Procópio, Marcos Vinícios Rabelo;

Resumo:

As pesquisas que tratam da formação de professores, segundo André, Simões, Carvalho e Brzezinski (1999), pouco discutem sobre o atendimento às diferenças e à diversidade cultural. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é analisar os artigos científcos sobre formação de professores de ciências da natureza na perspectiva da educação especial e inclusão publicados no Scientifc Electronic Library – Online (Scielo). A seleção dos artigos se deu a partir do descritor formação de professores, após, a busca foi refnada por meio de outros sete descritores. Na análise dos dezenove artigos selecionados se destacam: a reflexão da prática, a formação do professor capacitado e especializado e a formação centrada na prática. Além disso, apontam a precariedade da formação inicial voltada para a inclusão escolar. Considerando o número reduzido depublicações que focalizam o tema é fundamental a ampliação de pesquisas que tematizem a formação de professores para o atendimento ao aluno público alvo da educação especial.  

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DOI: 10.5151/9788580392258-01

Referências bibliográficas
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Como citar:

ADAMS, Fernanda Welter; TARTUCI, Dulcéria; PROCóPIO, Marcos Vinícios Rabelo; "Formação de professores de ciências na perspectiva da educação especial: análise da produção científica sobre o tema", p. 15 -26. In: Educação e formação de professores: concepções, políticas e práticas. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580392258, DOI 10.5151/9788580392258-01