Política industrial e tecnológica para o setor de saúde: o instrumento de parcerias de desenvolvimento produtivo e os desafios de sua operação

Hasenclever, Lia; Paranhos, Julia; Chaves, Gabriela; Doria, Rosa ; Gomes, Eduardo;

Resumo:

A busca do desenvolvimento econômico tem sido, desde os anos 1970, cada vez mais guiada pela inovação inclusiva e sustentável. Esse objetivo levou também a Comissão Econômica das Nações Unidas para a América Latina (Cepal), organização conceituada no entendimento da superação do subdesenvolvimento, a reformular suas proposições para o desenvolvimento na década de 1990, instigando o pensamento de diferentes e novos papéis para o governo e para as políticas públicas na economia. Além das tradicionais políticas keynesianas de estímulo à demanda e correção das “falhas demercado”, por meio de investimentos públicos na indústria e na criação de instituições, a política industrial e tecnológica deveria perseguir cada vez mais uma mudança estrutural dos padrões de produção e consumo dos países em desenvolvimento, libertando-os da eterna dependência tecnológica. Nesse contexto, a política industrial e tecnológica tem o papel de identifcar e articular novosdesafosque possam estimular a produção, a distribuição 1 Professora Colaboradora do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Universidade Cândido Mendes – Campos.10 Quatro faces da economia brasileira: uma abordagem crítica e os padrões de consumoentre os setores. Esse tipo de política com escolha de alvos estratégicos podeser defnida como uma política pública sistêmicapara enfrentar problemas estruturais diagnosticados, por meio de investimentos públicos e privados, visando não só completar a estrutura industrial, mas também eliminar a dependência tecnológica e tornar o desenvolvimento mais equitativo.  

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9788580392760-01

Referências bibliográficas
  • COSTA, Jorge Carlos Santos et al. Avaliação do setor produtivo farmoquímico no Brasil: capacitação tecnológica e produtiva. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, Rio de Janeiro, v. 8, n. 4, 2014. ERBER, F. Convenções de Desenvolvimento. Insight Inteligência, Rio de Janeiro/ São Paulo, n. 44, p. 109-129, 2009. GADELHA, Carlos Augusto Grabois. Desenvolvimento, Complexo Industrial da Saúde e Política Industrial. Revista de Saúde Pública, São Paulo, n. 40 (esp), p. 11-23, 2006.
Como citar:

HASENCLEVER, Lia; PARANHOS, Julia; CHAVES, Gabriela; DORIA, Rosa ; GOMES, Eduardo; "Política industrial e tecnológica para o setor de saúde: o instrumento de parcerias de desenvolvimento produtivo e os desafios de sua operação", p. 9 -28. In: Quatro faces da economia brasileira: uma abordagem crítica. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580392760, DOI 10.5151/9788580392760-01