Introdução
Mendonça, Antônio da Silva; Dias, Gabriel da Cruz;
Resumo:
De acordo com Gaspar (2003, p. 11-29), os primeiros equipamentos experimentais destinados às demonstrações de princípios científicos foram criados por Arquimedes para o Museu de Alexandria (Egito), no século III a.C., e, desde então, um número incontável de equipamentos, experimentos e brinquedos têm sido criados com as mais variadas finalidades, da pura diversão à pesquisa em ensino de ciências.No Brasil, Gaspar (2003, p. 11-29) afirma que a experimentação nunca chegou a ser uma prática pedagógica rotineira. Até a metade do século XX, somente algumas escolas possuíam aparelhos prontos, específicos para determinados experimentos e demonstrações. Comumente os alunos apenas assistiam às demonstrações realizadas pelo professor, em geral em laboratórios didáticos destinados a todas as disciplinas, e não propriamente à Física, que possuíam grandes balcões fixos e paredes azulejadas. Por volta de 1950, algumas escolas já possuíam materiais destinados ao trabalho com os alunos e salas mais adequadas para o funcionamento de laboratório de ensino de Física, porém ainda se oferecia pouco espaço para a ação independente e criadora dos estudantes. A eles cabia seguir passo a passo um roteiro rígido que os conduzia do começo ao fim à atividade proposta (GASPAR, 2003, p. 11-29).
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DOI: 10.5151/9788580391398-01
Como citar:
MENDONçA, Antônio da Silva; DIAS, Gabriel da Cruz;
"Introdução",
p. 7 -18.
In:
O Centro de Ciências: Uma Ferramenta para Aprendizagem Científica Informal na Prática Docente.
São Paulo: Blucher, 2016.
ISBN: 9788580391398,
DOI 10.5151/9788580391398-01